Os 7 Benefícios da Lentilha

Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, o seu cultivo é datado de 8000 anos atrás e sempre foi considerada importante na dieta de muitos povos.

As variedades disponíveis são diversas, entre preta, amarela, vermelha, laranja, verde e marrom, sendo as duas últimas as que melhor mantêm seu formato após o cozimento.

A lentilha pode ser consumida germinada, os grãos germinados são considerados alimentos bioativos, onde esse processo de germinação aumenta seu valor nutricional. Eles podem ter um potencial de vitaminas e minerais até 20 vezes maior que um grão comum, proporcionando uma alimentação muito mais completa.

Comer lentilhas faz bem à saúde porque é um alimento muito rico em vitaminas e minerais e possui apenas 127 calorias em cada porção de 100 gramas. Apesar de serem mais intensamente consumidas na ceia de ano novo, elas podem ser usadas como substituto do feijão no dia a dia durante todo o ano.

Apesar de ser rica em carboidratos, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando assim uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento.

Confira abaixo os 7 benefícios de se comer lentilha.

1. Ajuda no emagrecimento saudável

As lentilhas são ricas em fibras (pre-bióticos) que ajudam na perda de peso, melhorando o processo digestivo e proporcionando a sensação de saciedade. A presença de polifenóis como as lignanas, poderosos antioxidantes e antinflamatórias, também ajudam no processo de emagrecimento, já que, a gordura visceral produz elevados níveis de marcadores inflamatórios e esse cenário aumenta a fome por interfere no ciclo das leptinas, as lignanas controlam a inflamação.
Elas também podem ser consideradas uma ótima opção alimentar para uma dieta, pois são ricas em vitaminas e minerais.

2. Ajuda a ganhar músculos

As lentilhas são ricas em proteínas, um nutriente indispensável para a construção e o reparo do tecido muscular. Com essa quantidade de proteínas, seu teor de ferro e pouca gordura, auxilia no ganho de massa magra e aumentando o ganho de energia.

3. Protege o sistema cardiovascular

A fibra solúvel presente nas lentilhas ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
O potássio e o magnésio propiciam o relaxamento dos músculos em torno dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.
Já as vitaminas B9 e B6 ajudam a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido que em altas concentrações traz prejuízos à parede das artérias, aumentando consideravelmente os riscos de doença cardíaca.

4. É um bom alimento para os diabéticos

As fibras solúveis da lentilha também ajudam a controlar o nível de glicemia, evitando quadros de hipoglicemia.

5. Ajuda a combater o câncer

As fibras ajudam a evitar o câncer colorretal. Dietas ricas em fibras têm sido bem documentadas como preventivas para este tipo de tumor.
As lectinas, proteínas presente na Lentilha, apresentam uma relevante atividade anticâncer através de sua atividade citotóxica e apoptótica.

6. É um bom alimento para as mulheres

A grande quantidade de ácido fólico nas lentilhas, diminui os riscos de parto prematuro em 50% ou mais. Outro nutriente da lentilha, importante para a saúde feminina, é o ferro, amenizando as perdas desse mineral durante os períodos de menstruação.

7. Ajuda a prevenir a anemia

Os benefícios da lentilha contra a anemia são proporcionados pelo seu conteúdo de ferro e ácido fólico.O ferro é um nutriente importantíssimo para a composição da hemoglobina. O ácido fólico atua na síntese dessas células vermelhas do sangue.

Informações nutricionais da lentilha:

Componentes Quantidade por 100 g de lentilhas
Energia 127 calorias
Proteínas 5 g
Gorduras 0,4 g
Carboidratos 25,9 g
Fibras 3,2 g
Vitamina B1 100 mcg
Vitamina B2 120 mcg
Vitamina B3 0,9 mg
Vitamina C 16,8 mg
Zinco 5 mg
Cálcio 18 mg
Fósforo 71 mg
Ferro 2,4 mg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie seu depoimento para a Dra. Odalis

×
EnglishPortuguêsEspañol